sábado, 17 de outubro de 2009

Trabalhos do I Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social

O I Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social será realizado no dia 23 de outubro de 2009, como atividade da IV Semana pela Democratização da Comunicação. Serão apresentados 8 trabalhos de estudantes e graduados em Comunicação Social inscritos em quatro subareas - Comunicação e Política, Comunicação Comunitária, Audiovisual, Cibercultura.

Comunicação e Política
Professor Analisador: Welligton Pereira

Diálogo jornalismo e direitos humanos no Correio da Paraíba e jornal da Paraíba
Saulo de Tasso Russo Barreto

A efetivação dos direitos humanos na dinâmica democrática perpassa a compreensão pelos atores sociais da necessidade de ação na luta por seus direitos fundamentais. Reconhecer-se como pessoas com “direito a ter direitos” é um dos parâmetros para dar-lhes a tutela de cidadão. A esfera pública é o espaço onde cidadãos devem ser vistos como livres e iguais para deliberarem propostas do bem coletivo. As tecnologias da comunicação surgidas no século XX abrem possibilidades para mais um espaço público dinâmico capaz de publicitar outros espaços públicos deliberativos. É essa a maior responsabilidade da mídia no que tange a contribuição ao saudável funcionamento da democracia. Mais precisamente, é a atividade jornalística a arena ideal para que os direitos humanos apareçam nas discussões do cotidiano dos sujeitos. De outubro de 2008 a março de 2009 foi realizada uma pesquisa para verificar a incidência dos direitos humanos nas manchetes de domingo dos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. Manchetes são ferramentas que contribuem no agendamento das discussões do espaço público e são suportes para entender a lógica entre o meio de comunicação e o interesse as questões públicas. O trabalho propõe uma reflexão das responsabilidades e potencialidades do jornalismo na promoção dos direitos humanos.

Como democratizar a cadeia produtiva da comunicação social brasileira
Dalmo de Oliveira

O artigo propõe uma discussão crítica sobre a adoção da noção de“cadeia produtiva” para os processos comunicacionais. Reflete sobrea hegemonia do discurso econômico nas discursividades sobre aprimeira conferência de comunicação no Brasil, tendo por base aidéia de indústria cultural e a concepção de comunicaçãomercadológica. Faz um resgate da mobilização social no Brasil pelademocratização da comunicação, especialmente no estado daParaíba. Analisa a conjuntura histórica em que a luta social nacionalpor democratização dos meios de comunicação e produção de seusconteúdos acontece, tendo em vista o processo de modernidadetardia e dependente, imposto aos países “periféricos” como o Brasil.Com base nas idéias de MARTÍM-BARBERO, propõe uma análise dosprocessos comunicacionais do ponto-de-vista das mediações sociaispela cultura e pela comunicação. Utiliza a conceituação de “sistemasociais” para um exercício de desconstrução epistemológica, aoperceber os fluxos de produção e circularidade/distribuição de benssimbólicos numa lógica capitalista que privilegia consumidores emdetrimento da cidadania

Comunicação Comunitária
Professor Analisador: Carlos Magno

Reflexões sobre a prática Da Comunicação Comunitária: Análise de um jornal veiculado em bairro nobre
Danielle Vieira da Silva e Dérika Correia Virgulino de Medeiros

No contexto de uma comunicação globalizada em que os indivíduos se distanciam cada vez mais da sua realidade próxima, este artigo visa identificar a necessidade de umredirecionamento para o âmbito local, como forma de ampliar o acesso à participação nosprocessos comunicacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no Bairro dosEstados, em João Pessoa, PB, e feita uma análise discursiva do veículo informativo quecircula no local. O intuito é apontar a importância da comunicação comunitária naslocalidades, independente da condição econômica.


Audiovisual
Professor Analisador: Luiz Antônio Mousinho

Televisão e dialogias sociais: comunidades periféricas de mulheres negras em Antônia Marcelo Soares de Lima


O trabalho teve como objetivo geral compreender as estratégias discursivas com as quais a TV Globo constrói propostas de pactos simbólicos, configura e produz sentidos de comunidades negras periféricas na minissérie Antônia. E, como objetivos específicos o exame dos modos de configuração e identificação das estratégias de pactos simbólicos de vínculos sociais com essas comunidades. Para tanto, fizemos leituras de textos sobre comunicação, mídia, televisão, comunidades e periferia no intuito de fundamentar as bases teóricas da análise. Concomitantemente, foram realizadas observações sistemáticas da minissérie, seguida de decupagem, organização e interpretação cultural dos dados coletados, nos moldes de cultura como processos de significação propostos por Geertz.
Esses procedimentos metodológicos e teóricos para a análise de um produto televisivo do núcleo de Guel Arraes, conhecido como um núcleo de experimentação da Globo, renderam uma pesquisa que chegou a percepção de que a televisão, constamente criticada em razão do empobrecimento de seus produtos, pode levar para a sua grade programas fora do tradicional, mostrando que possui espaço para a experimentação narrativa, temática e estética. Nesse contexto é que foram inseridas as configurações, os pactos e os sentidos de comunidades periféricas negras na TV, com a desconstrução de estereótipos e preconceitos, e a valorização das mulheres negras periféricas. Uma mulher negra de periferia exemplar, que luta, supera dificuldades do meio social, busca um sonho chamado Antônia, e incita as outras mulheres da sua condição a sonhar.
Paródia e estilização no filme Lisbela e o prisioneiro, de Guel Arraes Afonso Manoel da Silva Barbosa

O presente artigo pretende analisar o filme Lisbela e o prisioneiro, dirigido por Guel Arraes, observando os conceitos de paródia e estilização baseados nos estudos de Mikhail Bakhtin e de outros autores. O longa-metragem utiliza-se de traços metalingüísticos por meio de suas personagens (CANDIDO, 2002). Além dessa categoria, neste trabalho, procuramos analisar a linguagem e o discurso do cinema (BRITO, 1995; BETTON, 1987; MARTIN, 2003) e seus processos dialógicos (BAKHTIN, 1983).

Cibercultura
Professor Analisador: Claúdio Paiva

As Ferramentas da Blogosfera e as Características do Webjornalismo. Um Estudo da Experiência Comunicativa de Diogo Mainardi e Marcelo Tas
Allysson Viana Martins

No artigo, buscamos verificar de que forma acontece a utilização das ferramentas da blogosfera por dois jornalistas consagrados, tanto no ciberespaço quanto fora dele. Procuramos ainda analisar de que forma esses softwares dialogam com as características próprias do webjornalismo de terceira geração – modalidade na qual inserimos o blog. À guisa de análise, focalizamos uma postagem dos jornalistas-blogueiros Diogo Mainardi e Marcelo Tas sobre a temática da política, para enfatizarmos a experiência da comunicação interativa. Partimos da crença que o navegante da web é engajado, que possui vontade de interagir e de discutir acerca do tema, sobretudo porque nas mídias tradicionais essa possibilidade não se faz possível, isto é, a audiência não se locomove atrás do assunto desejado – como ocorre no ciberespaço –, ao contrário, recebe-o apenas passivamente.


Twitter, Celulares e Jornalismo: Mídias Móveis no Processo Informativo
Laíza Felix de Aguiar

A evolução tecnológica da telefonia e da informática possibilitou a conquista da mobilidade e de recursos multimídia em aparelhos portáteis. Os celulares – que hoje possuem capacidades avançadas, como câmera fotográfica e acesso à internet – são os protagonistas de uma tendência mundial da informação, capitaneada pelo uso dos microblogs como o Twitter. Ao acessar e enviar informações em textos, fotos e vídeos, os usuários do Twitter têm vivenciado a construção de um jornalismo colaborativo, cuja repercussão chamou atenção da mídia tradicional. Este artigo pretende comentar o uso jornalístico do Twitter tomando como exemplo a utilização do site na cobertura das eleições presidenciais no Irã, em junho de 2009, feita em sua maior parte pelos próprios cidadãos daquele país.

A nova mídia e sua utilização pelos jovens
Aldemir Nicolau da Silva

Este artigo traz algumas reflexões sobre a cibercultura, que emergiu com o advento das tecnologias digitais, sobretudo com o crescimento da rede mundial de computadores. O fenômeno é abordado, sobretudo, a partir de análises sobre as interações sociais dos jovens na internet, com ênfase na realidade local, uma vez que a Paraíba carece de estudos relacionados às novas técnicas e a problemática sócio-cultural que ela desperta.
O simpósio será realizado na sala Aruanda, às 9h. A participação é aberta e será certificada. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário