segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rodas de diálogo e muita ação!

No segundo dia de atividades da IV Semana pela Democratização da comunicação serão realizados, pela manhã, os espaços autogestionados. O objetivo desses espaços é ampliar as discussões sobre a comunicação para várias áreas do conhecimento, promovendo uma série de escutas sobre temas que atravessam a grande temática da democratização dos meios de comunicação.

Os espaços autogestionados, que se dividem em rodas de dialogo e exibições e debates de vídeos, acontecerão em vários pontos da universidade, simultaneamente. No CCHLA, serão realizadas duas rodas de dialogo. A crise econômica e a mídia serão discutidas na roda de dialogo facilitada pelo autor do livro "A crise econômica: uma visão marxista", e coordenador do PROGEB - Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira, Professor Nelson Rosas, na sala 402 do CCHLA. A temática da criminalização dos Movimentos Sociais e mecanismos de controle social ocupará a Praça da Alegria, às 9h. O debate será facilitado por integrantes do Coletivo Marcha da Maconha e por Noaldo Meireles, advogado da Comissão Pastoral da Terra. No Decom, acontecerão três rodas de dialogo. "Acesso, cultura e incentivos a cidade de João Pessoa", que será falicitado pela mestranda em Sociologia Barbara Duarte, e por Pedro Osmar, representante da FUNJOPE e fundador do Movimento Jaguaribe Carne. Rodrigo Vaz e a Professora Nadja Carvalho ministrarão a roda de dialogo intitulada "A gente se vê por aqui: maquina subjetiva e modo de dizer o mundo", as 10h, na sala 115 do DECOM. A professora Maura Penna, autora do Livro "O Que Faz Ser Nordestino: identidades sociais, interesses e o escândalo Erundina" facilitará a roda de dialogo "Regionalização dos conteúdos: o nordeste com a cara do nordeste", as 9h na sala 117 do Decom.

O CCJ receberá as atividades organizadas pelo Coletivo Desentonca de Estudantes de Direito. Às 9h, acontecerá uma Palestra da Professora Renata Rolim, na Sala 01, cujo tema é “Direito Humano à Comunicação e Criminalização das rádios comunitárias". Na mesma sala, às 17h, haverá exibição e debate de filmes.

No centro de Educação as atividades serão desenvolvidas pelo Coletivo VOZ Ativa de estudantes de Pedagogia, no Auditório do PPGE, que programou uma mostra de filmes com três temáticas: das 8h as 11h, Conteúdo de mídia para a infância, das 14 as 17h, Educação Libertaria e, de 19h AS 22H, Extensão Popular.

Todos os espaços autogestionados estão abertos a participação de todos e todas, não e preciso inscrição. A IV Semana pela Democratização da Comunicação é uma realização do Coletivo COMjunto e da Enecos, Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação. Tem o apoio do CCHLA, Departamento de Comunicação e Turismo,da Funjope e parceria da Expressão Popular, o Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira - o Progeb, o Projeto Cinestésico, a Radio Comunitária Voz Popular, o Coletivo Desentoca, a Paraiwa, a Webradio Intercampus, o Projeto Pifercussão, o CALet, CAPsi, o Coletivo VOZ Ativa, o G.R.I.T.O e a SOTECA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário