domingo, 27 de setembro de 2009

As semanas








A Semana pela Democratização da Comunicação é uma atividade organizada nacionalmente e tem por objetivo aglutinar estudantes, movimentos sociais e a sociedade em torno da construção de uma comunicação popular, livre e democrática. Desde 2005, ela é realizada na Universidade Federal da Paraíba. A primeira edição e a segunda edição foram organizadas pelo Coletivo Enecos/UFPB, e tiveram grande importância para o fortalecimento das lutas pela democratização da comunicação no Estado.
A III Semana pela Democratização da Comunicação teve o tema: “Democratizando a comunicação. Fortalecendo a cidadania.”, seu principal objetivo era estreitar os laços da atividade com os movimentos sociais, uma vez que a realização da semana não havia acontecido no ano anterior (2007), e aquele era um momento chave para a reorganização desses movimentos em torno da bandeira.
A atividade, organizada pelo Coletivo COMjunto de Estudantes de Comunicação Social, foi construída em parceria com a Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias/ PB, a ong Amazona, e as rádios comunitárias Voz popular e Independente. Apoiada pelo CCHLA e o Departamento de Comunicação e Turismo, a III Semana Democom foi um importante passo para a construção da Conferência Estadual de Comunicação. Durante a semana, começaram as articulações entre as entidades que participaram da roda diálogo “Construindo a I Conferência Estadual de Comunicação”, facilitada por Dalmo de Oliveira. Além de rodas de diálogos e mesas redondas, foram desenvolvidas uma porção de intervenções na universidade, que parou para discutir a Democratização dos Meios de Comunicação, o papel da mídia como agente opressora da sociedade, a pirataria, a lei do curta, a criminalização dos movimentos sociais, as tv's públicas e a abertura da tv UFPB.

Este ano, a Universidade Federal da Paraíba sediará mais uma edição da Semana pela Democratização da Comunicação, nos dias 19 a 23 de outubro, com o tema "Democratizando a comunicação: a sociedade no controle.", que trará uma série de novidades e cuja principal caracteristica e aproximação da semana com as comunidades da capital. A Semana Democom invadirá a cidade com intervenções artísticas inspiradas no movimento cultural Jaguaribe Carne, um ato público em defesa de uma comunicação Livre e Democrática, painéis, rodas de diálogo em várias areas do conhecimento, vivências, oficinas e muito mais!

Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. Em breve, a programação será divulgada, fique atent@!

Nenhum comentário:

Postar um comentário